quarta-feira, 11 de março de 2009

JUSTIÇA FEDERAL DO DISTRITO FEDERAL CRIA SISTEMA PARA AUXILIAR OFICIAL DE JUSTIÇA.

Foi implantado na Justiça Federal no Distrito Federal o Sistema de Orientação a Locomoção no Distrito Federal e Entorno – SOL- que surgiu em resposta ao grupo de trabalho de Oficiais de Justiça Federais da SJDF que nomearam em primeira necessidade o provimento da segurança para desenvoltura do trabalho externo. Este programa fornece informações a servidores da Justiça Federal de 1ª Grau no DF em auxílio a suas atividades profissionais, em especial, aos Oficiais de Justiça e agentes de Segurança.
A segurança do trabalho externo tem sido comprometida pelo significativo aumento da violência urbana e exigiu atitudes no sentido de salvaguardar os atos judiciais e funcionários da Justiça Federal. Após levantamento de dados juntos às Polícias Militar e Civil do Distrito Federal e Região do Entorno efetuado pela SEVIT em parceria com a SECOS, ambos desta Seção Judiciária, foi gerado um relevante banco de dados, inclusive com a visualização de mapas, que permite traçar um planejamento ideal da diligência a ser realizada, possibilitando conhecer os riscos a serem enfrentados no endereço a ser diligenciado. Ressalte-se que em casos de risco efetivo, visualizado nos mapas/relatórios ou no caso específico, a SEVIT pode ser contatada via CEMAN e, de acordo com a demanda, prestará o apoio à diligência do Oficial de Justiça Federal desta SJDF.
O acesso ao SOL é simples : basta ir à página inicial da Intranet da Justiça Federal e clicar em “Sistemas”, quando então aparecerá a opção “SOL”. O Distrito Federal foi dividido em zonas de atuação, de acordo com a divisão realizada pela Central de Mandados. Após a escolha da região, é mostrado um resumo, contendo dados como horários mais convenientes, telefones úteis, mapas, informação do delito predominante, entre outros.
Deve ser destacado o trabalho realizado pelo NUMOI, que disponibilizou um sistema de fácil consulta, embora possua uma grande quantidade de dados, e dinâmico, já que as informações podem ser alteradas conforme as transformações sociais e estruturais.
Este é um primeiro trabalho de levantamento com escopo de serviço de inteligência para auxílio direto ao cumprimentos de atos Judiciais da Seção Judiciária do DF.
A ASSOJAF-DF, na pessoa de seu presidente, Francisco José Pereira Barbosa agradece ao Diretor do Foro, Exmo. Sr. Juiz Federal Marcos Augusto de Souza, por sua incansável dedicação frente a administração desta Seção Judiciária do Distrito Federal.

Nenhum comentário: