quarta-feira, 10 de junho de 2009

LULA NÃO QUER, MAS NOVO MANDATO "AVANÇA"


Como não dá para confiar na mídia corporativa brasileira, fica difícil saber se Lula de fato não quer ficar no cargo, se não aceita em hipótese alguma um novo mandato, se essas iniciativas são -- como acredito serem -- meros balões de ensaio de oportunistas.

Ainda que a crise tenha batido muito mais forte do que se esperava no Brasil, com crescimento esperado de 1% em 2009 -- se der 1% --, me parece que a ministra Dilma Rousseff é uma candidata bastante competitiva contra José Serra.

A CPI da Petrobras mostrou que o governo não está para brincadeira. Tanto que a mídia já começou a fazer escândalo em torno dos nomes indicados para compor a comissão, na tentativa de desqualificá-los. E quem é kamikaze de colocar a carreira política na reta atacando a mais bem sucedida empresa brasileira de todos os tempos?

Mas estou incerto de tudo o que escrevi acima. Os tempos me parecem bastante fluidos. Será que Lula não quer mesmo ficar mais?

A Gabriela Guerreiro escreveu na Folha:

28/05/2009 - 16h54
PSDB quer expulsar deputados tucanos que assinaram proposta da 2ª reeleição de Lula

GABRIELA GUERREIRO

da Folha Online, em Brasília


O PSDB ameaça expulsar do partido os quatro deputados da legenda que assinaram a PEC (proposta de emenda constitucional) que viabiliza uma segunda reeleição para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), disse nesta quinta-feira que não vai aceitar a adesão de tucanos a uma proposta que classifica como "golpista".

"Quem fez isso deve deixar o partido para que não seja forçado a deixar depois", disse o senador.

Guerra afirmou, porém, que vai discutir inicialmente o caso dos tucanos com a Executiva Nacional do PSDB antes de estabelecer eventuais punições. "Eu estou decidido a não aceitar nenhuma assinatura de deputados tucanos em uma atitude golpista", afirmou.

O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), autor da PEC, disse que quatro deputados do PSDB e 11 do DEM teriam assinado a proposta. A Mesa Diretora da Câmara ainda não divulgou os nomes dos 194 deputados que assinaram a proposta uma vez que ainda vai conferir as assinaturas de cada um.

Barreto protocolou nesta quinta-feira, na Mesa Diretora da Câmara, a PEC que permite duas reeleições continuadas para prefeitos, governadores e presidente da República. O deputado conseguiu o apoio de 194 deputados à matéria que, na prática, mantém o presidente Lula no cargo até 2012 caso o texto seja aprovado pela Casa.

Para valer a tempo de ampliar o mandato de Lula, a PEC precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até setembro -- prazo limite para mudanças na legislação eleitoral referentes à disputa de 2010.

FONTE: BLOG VIOMUNDO


Nenhum comentário: